Raízes culinárias da gastronomia russa

Bandeira russa

Bandeira russa

Quando pesquisamos a gastronomia russa entramos na história do seu país, viajamos por suas regiões, observamos sua cultura, seu clima, sua arquitetura, seus pensadores, suas revoluções e seus governantes. Toda essa mistura alterou os hábitos alimentares, os costumes e as formas de cozinhar. As receitas aprimoraram e os temperos interagirão com os sabores e a temperatura do ambiente. Partindo desta observação afirmamos que a cultura gastronômica russa é riquíssima.
Os hábitos culinários russos foram registrados por monges que descreveram suas receitas. A culinária se dividiu em três épocas, século XVI culinária monástica, culinária real e culinária do campo. Atualmente é um misto de influência de outras culturas.
Suas raízes culinárias foram estabelecidas pelos hábitos dos camponeses, com um clima peculiar e a quantidade de rios, seus principais pratos têm combinações de peixes, aves domésticas e selvagens, cogumelos, trigo, cevada, milho, mel e entre outros ingredientes singulares na região, como o sumo de bétula – pequena árvore encontrada nas florestas da Rússia.
Desenvolveu na agricultura o cultivo do centeio, o trigo, a cevada, a aveia e o milho. Sopas condimentadas e guisados temperados, alimentos que permaneceram como matéria-prima para a maioria dos russos até o século XX. Destaca-se também a técnica da moagem e os segredos da massa fermentada com levedura.
O hábito de comer pão acompanhado de sopa ou qualquer outra refeição vem dos russos e em uma mesa russa não pode faltar uma garrafa de vodka.

Provérbio russo “sem pão não há refeição”.

3 Responses to Raízes culinárias da gastronomia russa

  1. Fábio Cesar disse:

    Muito bom! Parabéns! É um assundo sempre interessante. Eu culinária internacional e cultura russa, que parece tão distante da brasileira se mostra muito próxima, num encontro de histórias e interesses através da culinária. Um povo com uma história tão complexa não poderia ter uma cozinha diferente!! Já merece cadeira de honra na mesa de jantar pela bebida de acompanhamento…. Viva a Vodka!!!!!

  2. Thais Nilsson disse:

    Hello!
    Meu nome é Thais e eu estou no momento morando na europa. Estava em busca de uma ideia para um experimento em quimica alimenticia num programa que se chama IB. Voce acha o progama escolar no google. Eu ADOREI a ideia de sintetizar um kaviar e com certeza isso me daria uma nota alta. Voce poderia me ensinar como se faz ? Eu gostaria de poder usar isso na experiencia.
    Tenho endereco e telefone. Por favor me responda com urgencia.
    Desde ja, tack så mycket!
    Thais Nilsson

  3. Olá estou procurando em meus livros depois mandarei a resposta
    obrigado
    Geraldo

Deixe um comentário

