A busca do melhor cordeiro do paraíso

dsc01467Nos dias 18 e 19 de outubro fui jurado da 4a Queima de Cordeiros na 21a Expovelha, tradicional feira de ovinos, que reuniu 23 concorrentes, na cidade de Lençóis Paulista.

Devo confessar que ser jurado em um concurso definitivamente é um dos melhores trabalhos do mundo. Nesse dia, eu me esbaldei (lógico, só porque era preciso). Tinha de tudo, comecei provando um saboroso kibe de cordeiro macio, que dava vontade de bis, mas tive que me controlar, afinal ainda tinham 22 estandes pela frente.

Existiam preparações para todos os gostos, agridoces com chutneys de mangas, tradicionais como as árabes com hortelã e até recheadas com snoubar, as francesas com vinhos e ervas portuguesas com seus ensopados e guarnecidas com legumes, caipiras como um cordeiro assado no buraco com brasa e folhas de bananeira e até as engenhocas criativas como um cordeiro preparado em uma churrasqueira no bafo que parecia uma locomotiva em design e estilo.

Ufa, cheguei ao final dos 23 concorrentes, uns quilinhos mais cheio, mas muito satisfeito. Porém, vou revelar a vocês que gostaria de ter voltado em alguns, mas não tinha mais mobilidade para isso.

Avaliação

Para eleger o campeão, convidei a nutricionista Flávia para me ajudar, por isso, apontamos as notas e conferimos cuidadosamente. Havíamos estabelecido critérios como o ponto de cocção das preparações, criatividade, apresentação e sabor. Escolhemos os cinco melhores e nos critérios de desempate chegamos aos três primeiros lugares.

1º lugar – concorrente nº03 – o Xóla Veterinário

Borrego ao Mel

2º lugar – concorrente nº06 – o Carlão e Mauro Kassama

Cordeiro à Grego-Brasileiro

3º lugar – concorrente nº22 – o Núcleo Avaré – Vilhen

Cordeiro Amabile

No final comprovei que não existe lugar melhor no mundo pra se comer cordeiro do que em Lençóis Paulista, na Expovelha, e não existe trabalho mais legal do que avaliá-los.

Agradecimentos

Comissão Organizadora da 4ª Queima de Cordeiros

Henrique Cordeiro

Valter Zacharias

José Maria Llobet

José Ulysses dos Santos

Tati

Vereador – Pirikito

Coordenador da Expovelha: José Oliveira Prado

Presidente da Ass. Rural: Benedito Luiz Martins.

Anúncios

One Response to A busca do melhor cordeiro do paraíso

  1. Grande matéria essa, você soube descrever tão perfeitamente que consigui imaginar tudo! como se estivesse lá, pena que não comi cordeiro de verdade!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: