Ceviche

300px-cebiche-don-lucho12

Minha infância foi marcada por várias farras gastronômicas, na verdade minha mãe cozinhava muito, e qual é a mãe que não faz da cozinha um verdadeiro show? Ela era especial demais e de certa forma herdei seu don. Minha casa vivia cheia de amigos que quase sempre apareciam nos horários de refeições, o que deixava minha irmã furiosa….não é mesmo Vivi??  rsrsrsrs

Mas fando sério, me incomodava muito ver minha mãe no fogão por horas a fio e certamente me sentia muito feliz quando meu pai ajudava nas preparações, assim começei também a ajudar e com o passar do tempo, devidamente formado como um profissional da gastronomia, poupei os dois destas tarefas por várias oportunidades. Especiais também eram alguns amigos que nestes momentos de visita se dispunham a eventualmente cozinhar, recordo com carinho de um peruano, amigo, praticamente um parente, me levava inclusive aos jogos no Pacaembú, mas esta é outra história, Walter Castillo o “Gringo”, que fazia um Ceviche maravilhoso, jamais esqueci a maneira de fazer o prato e o sabor perfeito desta preparação típicamente peruana, perfeita para os dias de calor.

Fica aqui a minha homenagem às pessoas que participaram tão intensamente da minha vida em alguns momentos que jamais esquecerei, um enorme abraço para o “Gringo”, um beijo gigantesco a minha querida mãe que hoje mora no Céu, que neste domingo dia internacional da mulher estaria completando 67 anos. Mãe eu te amo, saudades.

Ingredientes:

01 pé de alface americana

1kg de cubos de peixe branco tipo cação ou badejo

suco de 08 limões

200g de cebolas cortadas em tiras

50g de salsa em folhas picada grosseiramente

20g de pimentas vermelhas do tipo dedo de moça, cortadas em tiras sem sementes

sal à gosto

500g de batatas cozidas cortadas em cubos grandes e frios

 

Modo de fazer:

Em um recipiente deposite os cubos de peixe, tempere com o sal e cubra com o suco dos limões, adicone as tiras de cebolas, a salsa picada e as tiras de pimentas, misture bem e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Sirva gelado acompanhado das folhas de alface e dos cubos de batata.

Saudações Gastronômicas

3 Responses to Ceviche

  1. ANDREA CASTILLO disse:

    Valeuuuuuuuuuuuuuu
    Murann

    realmente nossa infancia foui muito unida e regada de ceviche, baldes d´água ,e churrasco no clube de campo…
    Sinto muita falta de tudo isso ..principalmente da sua mãe minha Dinda , meu pai vai adorar a homenagem

    beijos
    Andrea

  2. Carla Castillo disse:

    Olá Chef Muran,
    Adorei relembrar da nossa infância… e ver como nossos pais eram amigos e unidos…
    Lembrei das Festas, Natais, Churrascos e Fejoadas…
    E até hoje o Ceviche é o prato que uni a família do Gringo e sempre preparado por ele.
    Carla Castillo (filha do Gringo o peruano)

  3. Carmen Castillo disse:

    Oi Muran, nossa me relembrei de minha infancia muito e de quanto bricavamos na sua casa, no seu predio e na casa da Jeane da Lazinha!! Eu era uma pititica mas me lembro de tudo que vc contou, adorei!
    Me emocionei muito da forma como vc lembra de seus pais, principalmente na ultima frase.
    Vou fazer uma print para levar para meu pai ler, ele vai adorar.
    Parabéns pelo trabalho, muito sucesso para vc!
    Beijos
    Carmensita

Deixe um comentário

