CUIABÁ II

falafel11 

No momento em que estava fechando minha ida para Cuiabá, ao combinar os detalhes com meu cliente, que por sinal é de origem libanesa, o assunto acabou em gastronomia árabe, da qual também sou muito fã. Comentávamos sobre nossas preferências e em determinado momento citei a minha paixão, o Fallafel. De pronto ele me falou que eu conheceria na cidade um fallafel memorável, que era um dos melhores que havia comido.

 

Estava na cidade a uns três dias e me lembrei do restaurante indicado, dei um tempo com os apaixonantes peixes e me desloquei ao local, que por sinal ficava muito próximo do hotel onde eu estava. Era uma casa simples, tipo residência mesmo, dando a entender que o dono ali morava, aliás é o próprio dono que fica na cozinha sozinho,  apenas escoltado por um garçon que se ocupa com as mesas, somente cinco delas acomodando no máximo uns vinte clientes. Examinei o cardápio e lógicamente pedi o fallafel, para minha tristeza a porção era grande, eu estava sózinho o que não permitiria a degustação de outras iguarias. Ao ver o pedido na cozinha o dono saiu para ver quem pedira, me avistou e acenou com a cabeça, comprimentei-o e ele se dirigiu à mesa, conversamos um pouco e durante a conversa descobri que a Dna. Leila, proprietária do buffet Leila Malouf, minha cliente, havia avisado que eu estaria jantando no local e pediria tal prato. Como não tem muita saída, pois poucas pessoas conhecem está maravilha, ele se incumbiu de deixar preparada uma porção para mim, voltou para a cozinha e finalizou a preparação.

 

Recebi na mesa a preciosidade, vieram oito bolinhos de fallafel, escoltados por pepinos em conserva, cubinhos de tomates, alfaces cortadas em tiras, folhas de hortelãs picadas, pedaços de pão sírio e lógicamente o espetacular molho taratur, feito com tahine, alho socado, água gelada e suco de limão. Aos poucos fui montando os sanduíches e me divertindo com as preparações, estava simplesmente divino conforme havia me sido prometido. Em um determinado momento o Sr. Razi, libanês cozinheiro e dono do restaurante, voltou à mesa, me ofereceu uma pimenta em conserva de sua autoria, pronto fechou com chave de ouro…..ficou simplesmente perfeito, realmente dos Deuses.

 

O papo embalou, viramos amigos, nos empolgamos e quando percebi estava com um maravilhoso kibe cru, e uma kafta em minha mesa, a degustação embalou, sai de lá extremamente satisfeito, foi um dos melhores jantares árabes que tive em minha vida, vale a pena conferir, quem tiver a oportunidade, o restaurante se chama merecidamente “Falafel” fica na R. Presidente Arthur Bernardes, 193, no bairro  Duque de Caxias em Cuiabá. Telefone (065) 9229-9696. Simplesmente perfeito.

 

 

Deixe um comentário

