D.O.M o 24º melhor restaurante do mundo

alex_atalla1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No início da década de 90 eu já trabalhava no ramo há uns nove anos, era Chef do restaurante Monet – Gastronomia impressionista, localizado no Bairro dos Jardins, em São Paulo, e também atuava junto ao Sílvio Lancellotti  na produção gastronômica de seu programa televisivo “Chef Lancellotti”, que era exibido na rede Record diariamente no horário do almoço. Este trabalho foi um dos responsáveis por grande parte da cultura gastronômica que hoje possuo pois pra quem não se recorda, era um programa gravado semanalmente em  restuarantes diversos, passávamos um dia inteiro no estabelecimento escolhido apresentando as principais iguarias do local além de executarmos nossa receita do dia. Ainda para quem não se recorda ou simplesmente não era da época, este foi o programa precursor da gastronomia profissional televisiva do país, era um período onde os Chefs estavam no princípio de seu reconhecimento como figuras importantes da vida cultural nos grandes centros e na telinha contávamos apenas com senhoras culinaristas transmitindo receitas do dia a dia para as donas de casa no intuito de melhorarem seu desempenho culinário e de certa forma o “Chef Lancellotti” apresentava as receitas profissionais em uma linguagem simples transmitindo a idéia de que qualquer pessoa pudesse realizá-las em seu domicílio.

Falo carinhosamente da cultura adquirida pois era para mim um verdadeiro aprendizado, imaginem ter a oportunidade de estar semanalmente em um restaurante diferenciado convivendo com diversos Chefs e suas culturas variadas, alemães, egípicios, espanhóis, italianos, portugueses, árabes, indianos, franceses….enfim era uma festa escola gastronômica. Degustávamos tudo, tínhamos a oportunidade de ver  a preparação de todos os pratos, aprender as combinações, as variações de temperos, observar as técnicas empreendidas, enfim essa foi minha pós graduação de vida profissional.

Em um certo momento, não me recordo bem o ano, fomos gravar no Café Suplici, localizado na R. Bela Cintra esquina com a R. Oscar Freire, nos Jardins em São Paulo, tratávasse de um retaurante com propósito inovador, sua missão era apresentar ao universo gastronômico paulistano as ultimas novidades culinárias européias, enfatizando as atualizações francesas, como a nouvelle cousine de Paul Bocuse. Para tanto contrataram um jovem Chef récem chegado de uma temporada de aprendizado na Europa,  Alex Atala  ainda garoto mas trazendo em sua bagagem tudo sobre às novas tendências.

Passamos o dia juntos cozinhando, ele se ocupava com as receitas do restaurante que seriam exibidas durante os programas e eu com as preparações que o Chef Lancellotti prepararia nas transmissões. Em nossos intervalos degustávamos algumas novidades, trocávamos experiências e conhecimentos, já era perceptível o talento do jovem Chef, aliás ambos éramos jovens, em certo momento meu companheiro preparou um foie fresco simplesmente grelhado rapidamente com manteiga na frigideira acompanhado de alguns cassis frescos e um delicado vinagre aromatizado com a mesma fruta, ainda mal passado fatiou o foie e serviu às lâminas sobre uma salada de verdes com ervas aromáticas, colocamos um bom vinho nas taças, fizemos um brinde e compartilhamos a experiência……simplesmente SHOW…..Alex, foi uma das melhores coisas que comi na vida e jamais esqueci este dia.

Hoje trago comigo a recordação e aproveito meu espaço para parabenizá-lo pela recente conquista pois o D.O.M  foi eleito nesta segunda (20) o 24º melhor restaurante do mundo, segundo a “S. Pellegrino World’s 50 Best Restaurants”. A lista é publicada anualmente pela revista britânica “Restaurant Magazine” e é considerada uma das mais importantes premiações do setor. Pelo quarto ano consecutivo o único restaurante brasileiro (e sul-americano) a integrar o ranking dos 50 melhores do mundo, o D.O.M. subiu dezesseis posições em relação à edição passada. O restaurante El Bulli, do espanhol Ferran Adrià, ficou com a primeira colocação.

É um enorme prazer ter um colega como o Alex, que assim como eu é um dos precursores da gastronomia no Brasil, roemos o osso juntos com a galera da antiga, abrimos caminho para os profissionais que hoje desfrutam de uma profissão extremamente valorizada e logicamente meu amigo merece a colheita dos frutos plantados no passado. Parabéns Alex, seu sucesso é nossa maior recompensa, fica aqui um enorme abraço.

D.O.M – R. Barão de Capanema, 549 – Jardins – SP – SP   fone: 011 – 3088 -0761

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: